A inteligência de Lula da Silva e o STF

Lula da Silva pode ter uma infinidade de defeitos. E certamente tem.  Defeitos que sabemos que ele tem, defeitos que supomos que ele tem e outros tantos defeitos que nunca vamos saber que ele tem.

Entretanto, Lula da Silva tem uma qualidade que não podemos negar: a inteligência.

Estrategista sempre, às vezes se finge de morto, quando lhe interessa, mas continua atuando sorrateiramente, como fogo em entulho. Ademais, ele conta com uma rede de apoio, que vai da base até o topo da pirâmide social e política do Brasil. São seus adeptos, súditos, admiradores, asseclas, amigos, pessoas gratas, et cetera.

Todavia, data venia, a inteligência de Lula da Silva está falhando num ponto: ele gasta fortunas, a título de honorários, para uma equipe de respeitáveis e eficientes advogados, que atuam em diversas frentes, em sua defesa. Não precisa.

Todos os seus recursos e inconformismos irão parar no Supremo Tribunal Federal, inarredavelmente. O STF os apreciará na ocasião oportuna. E lá Lula da Silva tem abalizadíssimos advogados: alguns ministros da Corte.

Lá ministros têm construído entendimentos mirabolantes, deixam de lado o Direito – “a lei, ora a lei” – e tomam decisões ao sabor de suas tendências políticas.

A puríssima e correta ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo, diz que isto não existe no Tribunal. Ah, bom!

Lula da Silva está calmo. Ele sabe que o caminho que o leva a seus advogados supremos está sendo forrado de agradáveis expectativas e certezas. E não vai errar.

araujo-costa@uol.com.br

 

Deixe um comentário