Sobre maus tratos aos animais

Este é um lembrete às autoridades, aos políticos, às pessoas que votam.

Talvez com a intenção de chamar a atenção quanto aos maus tratos, pessoas postam nas redes sociais imagens tristes de animais judiados, abandonados, agredidos, famintos, sofridos, espancados, feridos.

São imagens que nos fazem refletir sobre a crueldade que pessoas carregam dentro de si e são incapazes de imaginar que, assim como nós, os animais também sentem dor, fome, sede, abandono, carência de atenção e necessidade de afeto, de medicamentos, de amparo.

Impressionante como é grande a quantidade de pessoas que pratica crueldade aos animais. Entristece-me ver imagens que, no mundo de hoje, simplesmente não deveriam existir.

Aos poucos estão surgindo leis que punem essas pessoas cruéis, maldosas, repulsivas. Entretanto, ainda falta um aparato legal e policial no Brasil para investigá-las, puni-las, prendê-las.

Urge que em cada município seja criado um fundo para proteção aos animais, de tal forma que, pessoas que os maltratam, além da punição criminal, devam ser severamente obrigadas a pagar pesadas indenizações revertidas em prol de entidades que lutam em defesa dos animais.

Imaginemos um animal sendo espancado, indefeso e frágil, sem ninguém por perto que possa evitar a ação furiosa do desprezível agressor. É muito triste. É inaceitável. Até o olhar de um animal sofrido é dilacerante.

A sociedade evolui, mas as pessoas se embrutecem cada vez mais .

Mesmo em se tratando de abate, nos casos permitidos, o procedimento deve evitar o sofrimento do animal. É o mínimo que se espera de uma sociedade que se diz civilizada.

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário