Que vergonha, senhor Rui Costa!

As imagens mostradas na imprensa são tristes, dilacerantes, fazem chorar, causam profunda indignação. Mais do que isto: desabonam as autoridades da Bahia, desacreditam o Brasil e depreciam o governador do Estado.

Em Itapetinga, Centro-Sul da Bahia, centenas de jumentos foram encontrados mortos por desnutrição: sede e falta de comida.

Os animais estavam confinados na área pertencente a um frigorífico que os abate para vender para a China. Enquanto não eram abatidos sofriam maus tratos, até mutilações, além de fome e sede. Um cenário de horror incompatível com a mínima decência humana.

Onde estão as autoridades da Bahia?

Cadê a Polícia da Bahia, cadê a Vigilância Sanitária, cadê a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADABA)?

Onde estão os deputados estaduais da Bahia, onde está o prefeito de Itapetinga e onde estão os vereadores do município?

Onde está o Ministério Público da Bahia?

A Bahia tem governador?

O dono do frigorífico Sudoeste, que tentou negar e justificar os maus tratos aos animais deve ser preso imediatamente. É um monstro e, como tal, insensível.

“A falta de abrigo contra o sol e chuvas e a precariedade na alimentação pioram a condição de saúde dos bichos, defendem as entidades de proteção animal. Os animais estão morrendo de fome e sede, e a maioria é de fêmeas em gestação. Estão abortando seus filhotes por estarem desnutridas e não conseguem levar a gestação adiante”, segundo informações da ONG SOS Animais.

Um absurdo, uma barbárie, um crime, aliás, diversos crimes simultâneos.

Segundo disse o dono do frigorífico, somente em agosto deste ano, foram abatidos 2.100 jumentos e o frigorífico pretende abater 5.000 animais por mês.

Como se vê, a ganância está acima, fala mais alto.

É sobejamente conhecido que o incentivo a essa barbárie adquiriu força no governo de dona Dilma Roussseff, que mandou sua ministra da Agricultura para a China com o intuito de viabilizar o abate de jumentos.

Sua Excelência a deslumbrada Kátia Abreu, hoje candidata a vice-presidente de Ciro Gomes, então ministra de dona Dilma, chegou ao Brasil contando vantagens, inclusive quanto ao interesse de chineses em abater jumentos no Brasil, o que está sendo feito dessa forma cruel.

Pergunto se o senhor Rui Costa está preocupado com isto ou com os palanques, demagogicamente angariando votos.

Se a Bahia tivesse um governo sério – e pelo jeito não tem – esse frigorífico já teria sido lacrado e suas atividades declaradas extintas.

Os maus tratos aos animais vão contra nossos costumes e, quanto aos jumentos, contra toda nossa cultura nordestina, depõem contra nossos brios de sertanejos.

Que vergonha, senhor Rui Costa!

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário