O jornalista Merval Pereira, membro da Academia Brasileira de Letras e reconhecidamente um dos mais bem informados profissionais da imprensa brasileira, confirmou em artigo intitulado A Caixa Preta, o que este blog já havia publicado em 15/11/2018 sob o título O programa Mais Médicos e a decisão de Cuba.
Entretanto, Merval Pereira acrescentou valiosa informação que este blog não tinha, mas desconfiava: o vultoso empréstimo que Lula da Silva e Dilma Rousseff mandaram o BNDES fazer para a ditadura da família Castro, amiga de ambos, com o intuito de ampliar o porto Mariel, em Cuba, seria pago supostamente com o próprio dinheiro do Brasil.
A explicação é lógica e simples: a ditadura cubana embolsava 70% do valor pago pelo Brasil a cada médico da ilha, que participava do programa Mais Médicos.
Ou seja, 70% do que o Brasil mandava para Cuba era indevido – mais do que indevido, era fictício, o Brasil não devia – e ficava por conta do que Cuba deveria pagar ao Brasil, para quitar o astronômico empréstimo tomado ao BNDES.
Sabe-se que durante o decorrer do programa, já se vão, por aí, pelo menos R$ 7 bilhões que o Brasil mandou para Cuba.
Por aí se vê, que Cuba ampliou e modernizou o porto de Mariel com o dinheiro do Brasil a custo zero. O Brasil financiou o desenvolvimento de Cuba, a título gratuito.
Para ficar mais claro: os 70% do que o Brasil mandava para a ditadura Castro, por conta do programa Mais Médicos, simplesmente Cuba servia-se desse dinheiro para quitar as parcelas do empréstimo do BNDES que, aliás, até recentemente estavam atrasadas.
Lula da Silva mandou o BNDES emprestar dinheiro a Cuba e indicou as construtoras Odebrecht e OAS para cuidarem das obras na ilha comunista de Fidel e Raul.
Coincidentemente – apenas coincidência – essas construtoras estão envolvidas com os processos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, que Lula da Silva não conhece.
Mais: os contratos entre Cuba e BNDES são secretos. Aí está a Caixa Preta a que se refere Merval Pereira.
Se o dinheiro é público, por que os contratos devem ser secretos?
Segundo o jornalista Merval Pereira informou, com base em documentos oficiais do governo brasileiro, “os cubanos propuseram “um mecanismo de compensação” para pagamento dos financiamentos, e o Brasil sugeriu que fosse feito através de uma conta bancária brasileira. Como se vê, a proposta era de que Cuba pagasse os empréstimos do governo brasileiro com o dinheiro que o próprio governo brasileiro lhe pagaria pelo programa Mais Médicos”.
Merval Pereira acrescenta que “é possível que pelo menos parte desse dinheiro tenha sido transferida para o PT, dentro do sistema de financiamento de obras públicas exportado pelo governo petista para muitos países da América Latina. Vários desses governantes estão hoje ou presos ou respondendo a processos”.
Pelo que se vê, Lula da Silva, dona Dilma Rousseff e outros petistas graúdos ainda têm muita coisa para explicar ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Justiça do Brasil.
O PT e os petistas precisam aprender o que é Pátria. Eles não sabem.
araujo-costa@uol.com.br