A Bahia petista de Rui Costa

O PT quer transformar a Bahia numa província petista. Parece que a maioria dos baianos está de acordo: 75% dos eleitores da Bahia votaram no PT nas eleições de 2018. Convenhamos, beirou à unanimidade.

Lula da Silva curvou-se à realidade e foi beijar a mão do governador Rui Costa, hoje a única liderança respeitável do PT.

Não obstante ostentar a condição de líder maior do partido, Lula da Silva está em franco declínio moral, mas não pode deixar a peteca cair para não desanimar a militância.

A massa petista se sustenta nas lorotas de Lula. É inegável que Lula sabe conduzir seus seguidores com maestria. Lula é messiânico, carismático, demagogo e conduz essas características com sabedoria.

Mas há alguns percalços no caminho lulopetista, que o ex-presidente precisa contorná-los.

Por exemplo: Ciro Gomes, que foi ministro e lambe-botas de Lula, anda por aí, magoado até as unhas, metralhadora em punho, girando raivosamente contra os petistas.

Ciro Gomes já disse que “Lula é um defunto eleitoral” e segunda-feira passada, em São Paulo, disse que “Lula é um encantador de serpentes”.

Melhor assim. Pior se ele tivesse usado seu vocabulário impublicável para dizer outras coisas do ex-presidente. Diz que sabe coisas do arco da velha que comprometem o PT. Só não se sabe porque não revelou antes, quando participava convenientemente do governo de Lula.

Ciro Gomes não acredita que Lula volte à superfície do prestígio popular que desfrutou, porque Lula submergiu nas águas sujas e turbulentas do propinoduto petista.

Mas ninguém estranhe se, mais à frente, Ciro Gomes vier a andar de braços dados com Lula. Uma coisa é defender ideias, outra é defender interesses pessoais. Assim como Lula, Ciro gosta de poder.

Hoje a situação jurídica de Lula é mais confortável do que sua situação política, que está arranhada eleitoralmente. O Supremo Tribunal Federal, dirigido pelo ministro petista Dias Toffoli, ex-advogado do PT, está fazendo o diabo para beneficiar o ex-presidente.

Lula tem no STF competentes e qualificados advogados, dentre eles os ministros Ricardo Lewandowiski,  Marco Aurélio Melo, Gilmar Mendes e o próprio Dias Toffoli.

Só os tolos acreditam que ministros do STF que obtiveram cargos vitalícios, até morrer, com salários estratosféricos, fama e mordomias milionárias, vão votar contra o presidente da República que os indicou e nomeou. Como diz o caipira paulista: me engana que eu gosto!

O problema de Lula da Silva, se isto se pode dizer que é problema, é querer disputar com Deus a titularidade da onisciência. Deus encontrou um páreo duro. Lula diz que sabe tudo, é maioral em tudo, até na honestidade.

Lula não admite os erros do PT, nem do governo do PT. Recusa-se a fazer autocrítica, embora petistas graúdos entendam ser esta uma forma eficiente de conquistar os milhões de eleitores perdidos ao longo do caminho. O presidente Bolsonaro que o diga.

Lula disse em Salvador, que “tem companheiro do PT que fala que tem que fazer autocrítica. Faça você a crítica. Eu não vou fazer papel de oposição”. Parece que a frase foi dirigida ao governador Rui Costa que já sinalizou que o PT não é dono da verdade.

Vaidoso e arrogante, Lula não quer admitir que novas lideranças assumam o protagonismo do partido, sem seu aval. Insiste em carregar Fernando Haddad a tiracolo.

Assim como Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, o ex-prefeito paulistano é bonifrate, servil, manipulável. Lula gosta disto, de mandar, de ser obedecido.

Mas Lula já demonstra alguns sinais de senilidade, que acentuam suas costumeiras lorotas, uma das principais especialidades do ex-presidente.

Ao mesmo tempo em que desce o malho na TV Globo, para a militância petista pensar que é verdade, Lula pede a Luciano Huck, às escondidas, que o leve para entrevistá-lo no imbecilizado “Caldeirão do Huck”, programa do apresentador global.

Em Salvador, Lula falou mal de Deus e o mundo, inclusive de Luciano Huck, essa piada de mal gosto que quer disputar a presidência da República. O Brasil merece mais essa imbecilidade?

Mas na Bahia, manda o PT, mandam Rui Costa e Jaques Wagner. Lula sabe disto e foi lá afagá-los sob o pretexto de participar da reunião da Executiva Nacional do Partido.

Mais uma de suas lorotas.

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário