A Folha de S.Paulo, que defende o lulopetismo com unhas e dentes, cometeu ato falho e noticiou a farra que o ministro petista Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, fez com o dinheiro público.
Primeiro é bom deixar claro: todo e qualquer ministro do STF tem direito a usar as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), desde que em serviço e não para regabofes particulares.
Este não é o caso, em parte, como dizem as sábias e subidas sentenças dos excelentíssimos magistrados, inclusive do Supremo Tribunal Federal.
Em 20 de dezembro último, o presidente do Supremo Tribunal Federal requisitou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e o abarrotou de 11 pessoas de suas relações pessoais.
Destino: Ourinhos, Estado de São Paulo, distante 1.050 km de Brasília, aproximadamente.
Finalidade: inaugurar o Forum da cidade de Ribeirão Claro, município do Paraná, com 10.668 habitantes, vizinho à Marília, cidade paulista e natal do vaidoso ministro. Nome do Forum: Luiz Toffoli, pai do ministro.
Até aí tudo bem. É direito do ministro. É direito da memória do pai do ministro.
O que não está bem é o ministro Dias Toffoli usar o avião da FAB e esticar a viagem até um resort de luxo, com diária de R$ 915,00 e por lá ficar até segunda-feira, 23 de dezembro, tudo por conta do erário público. Ele e seus acompanhantes, que ninguém é de ferro.
Um lembrete:
Condições previstas na lei para que ministros do STF e demais autoridades autorizadas usem as aeronaves da Força Aérea Brasileira:
– Viagem a serviço (Toffoli estava em serviço somente algumas horas da sexta-feira, 20 de dezembro e não todo o final de semana até segunda-feira, dia 23);
– Motivo de segurança (o que não foi o caso do ministro Toffoli);
– Emergência médica (o que não foi o caso do ministro Toffoli, que goza de boa saúde, graças a Deus);
– Deslocamento para local de residência (o que não foi o caso do ministro Toffoli, que não mora no interior do Paraná, nem de São Paulo);
Conclusão:
O presidente do Supremo Tribunal Federal, em explícita vaidade pessoal, abarrotou a aeronave da FAB de amigos e pessoas próximas e foi curtir as piscinas do resort cinco estrelas.
Tudo por conta dos impostos que os brasileiros pagam com dificuldades.
Isto pode?
araujo-costa@uol.com.br
Uma consideração sobre “A farra do ministro Dias Toffoli com dinheiro público”