Curaçá: entrevista com o vereador Theodomiro Mendes

Foto: arquivo pessoal de Theodomiro Mendes.

O vereador Theodomiro Mendes Filho caminha para os 54 anos. Nesse contar do relógio biológico, pelo menos três décadas são dedicadas à atividade política.  

Quando não está ocupado com a agenda e atividades legislativas, Theodomiro se recolhe à fazenda, nas fraldas da Serra do Ouricuri e por lá fica embevecido em suas origens.

A iniciação partidária deste elegante vereador de Curaçá deu-se lá por volta de 1990 e se lastreou na condição de herdeiro político do pai Theodomiro Mendes da Silva, que deixou considerável legado de sabedoria política e de serviços prestados ao município em duas administrações (1973-1977/1983-1988).

Em 1992, Theodomiro disputou o primeiro cargo político compondo chapa majoritária. Elegeu-se vice-prefeito coadjuvado por vistosa influência de uma teia política familiar, que incluía Aristóteles de Oliveira Loureiro (Tote), grande e respeitável liderança de Curaçá durante décadas.

Tote era uma espécie de esteio da política de Curaçá e assumiu cargos diversos na estrutura do município, inclusive foi prefeito em três ocasiões, além de longa história dedicada ao Legislativo Municipal desde 1957. 

Em 2016, o vereador Theodomiro foi reeleito com 566 votos, votação considerada expressiva no contexto eleitoral do município, tendo em vista o número de candidatos que disputaram vaga no Legislativo Municipal.

Forte candidato ao beneplácito das urnas de novembro, ainda assim Theodomiro Mendes demonstra humildade ao conjecturar expectativa de vitória. Mas confia no lastro eleitoral que lhe mantém na Câmara Municipal há aproximados vinte anos.

Vereador atuante em plenário e fora dele, Theodomiro Mendes sustenta-se na experiência de cinco mandatos consecutivos de vereador (2000-2020), de modo que é um sinal robusto de que atendeu às aspirações de parte da população ou, no mínimo, soube interpretar o sentimento dos curaçaenses.  

A entrevista aconteceu nas condições hodiernamente permitidas, através dos instrumentos de comunicação disponíveis, de modo que não foi difícil para o entrevistado responder fielmente e à vontade os questionamentos do blog.

Principais pontos da entrevista:

Perguntado quais suas ações mais importantes à frente da Câmara Municipal, o vereador pareceu não ter dúvida de que é o “enfrentamento da seca” e citou, com destaque, “perfuração e instalação de poços e construção de médias e grandes barragens”.

Questionado quais as necessidades mais prementes que o distrito de Patamuté enfrenta e que dependem de ações da Prefeitura, Theodomiro Mendes respondeu, concisamente: “acesso e infraestrutura de calçamento” e reivindicou representação mais forte do distrito na Câmara Municipal, tendo em vista a “importância do distrito no cenário político”.

Theodomiro  citou o “estado decadente” de alguns prédios de Patamuté, de responsabilidade do município, dentre eles o Mercado Municipal e demonstrou interesse em reivindicar mais atenção da Prefeitura relativamente ao distrito.

O blog quis saber, numa perspectiva geral, como a atual administração está se comportando relativamente aos distritos, povoados e comunidades rurais.

Teodomiro entende que, “diante da grande extensão territorial do nosso município e das dificuldades financeiras, a atual gestão tem se esforçado para suprir os anseios da população, centralizando esforços especialmente nas áreas de saúde e educação”.  

Instado a citar mais algumas de suas iniciativas à frente da Câmara Municipal, Theodomiro delineou a “indicação do consultório odontológico e noticiou que “os recursos já foram alocados através de emenda parlamentar”, além de indicação de uma ambulância, de ensino a distância (EAD) e de uma praça.

O vereador citou lei de sua autoria que trata da isenção de taxa de certidão negativa de débito e queixou-se das limitações do cargo quanto ao dever de fiscalizar e de legislar, inobstante as prerrogativas asseguradas.

Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de centro, o vereador Theodomiro Mendes entende que o prefeito Pedro Oliveira (PSC) disputa a reeleição “respaldado em uma gestão equilibrada administrativamente e financeiramente, com avanços significativos na área de saúde e educação que lhe diferencia como um bom gestor”.

O blog perguntou, quais os pontos principais que ele defenderá, caso reeleito?

Theodomiro Mendes respondeu que dará ênfase ao “acesso à água de qualidade da área de sequeiro, incentivo à produção na área ribeirinha e o fortalecimento do associativismo, como ferramenta primordial para o desenvolvimento das comunidades”.

O vereador Theodomiro Mendes ponderou que Curaçá precisa tornar-se mais forte quanto à representatividade na Assembleia Legislativa e reforça essa ideia com a afirmação de que o município tem “colégio eleitoral relativamente grande”.

Este blog solicitou a entrevista há uma semana. O vereador, embora prestativo e muito loquaz, se demorou a sinalizar interesse, talvez assoberbado com os compromissos da campanha eleitoral da reeleição.

Solícito, entretanto, Theodomiro se dignou a responder todas as perguntas formuladas pelo blog. Em nenhum momento demonstrou qualquer desconforto em razão das perguntas.

O blog agradece a deferência, prestatividade e atenção do vereador Theodomiro Mendes Filho.

araujo-cota@uol.ocm.br

Deixe um comentário