A Bahia vira capitania do PT

O escritor João Ubaldo Ribeiro, baiano nascido na Ilha de Itaparica, autor de Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro, dentre outros, gostava de tomar umas e outras ou todas.

Brincalhão e gozador, ele contava que nove horas da manhã já tinha ido à padaria três vezes, com a desculpa de comprar pão. Em cada ida, uma dose de uísque.

Lula da Silva já sinalizou – e a imprensa publicou – que vai se mudar para a gloriosa Bahia e é provável que se instale num condomínio fechado de luxo, em Lauro de Freitas, região das paradisíacas Sauipe e Praia do Forte.  

Na Bahia, será formada uma espécie de santíssima trindade do Partido dos Trabalhadores: o governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner e o morubixaba Lula da Silva, que vai acabar se transformando num babalorixá, tamanha a admiração que os baianos têm pelo ex-presidente.

A admiração é compreensível. Além de nordestino, Lula é animal político experiente e seu poder de persuasão engana muito bem. É capaz de convencer os incautos que cobra usa suspensório.

Pelo que se vê, a Bahia vai se transformando, aos poucos, numa capitania hereditária petista. Lá manda Rui Costa, o capitão-mor, manda Jaques Wagner e agora, possivelmente, também vai mandar Lula da Silva.

O feudo será dividido entre os três, que pretendem comandar a Bahia, indefinidamente e distribuir partes a seus correligionários à moda da Coroa Portuguesa. Se os baianos deixarem.

Entretanto, a versão mais plausível vai ao sentido de que Lula da Silva pretende morar na Bahia para ficar mais perto dos nordestinos e tentar segurar e manter o eleitorado do Nordeste, marcadamente lulista e que Bolsonaro ameaça carregá-lo para suas hostes com a concessão do auxílio emergencial, embora um tanto difícil.

Lula da Silva está cansado de São Bernardo do Campo. Aqui viveu seu sucesso e seu fracasso pessoal e político.

Nada mais justo que, a esta altura da vida, aos 75 anos, Lula queira descansar, ficar longe da efervescência por que vem passando. É compreensível a mudança.

E terá tempo para ir à padaria comprar pão.

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário