Quem tinha dúvida de que a principal ideologia do Partido dos Trabalhadores (PT) é poder e dinheiro deixou de ter.
Só há duas categorias de pessoas que acreditam na seriedade do PT: os petistas e os aliados dos petistas.
Com vistas às eleições para a presidência da Câmara dos Deputados, o PT formalizou seu apoio ao candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do ex-presidente Michel Temer.
Temer comandou a agremiação em diversos períodos e manda no partido desde sempre. As decisões mais importantes do MDB passam por Michel Temer.
Esse alinhamento PT-MDB sempre houve. O principal fiador da chapa Dilma-Temer foi o morubixaba Lula da Silva. Mas depois do impeachment de Dilma Rousseff, as coisas azedaram entre eles. A situação era de vaca não conhecer o bezerro.
Agora, o PT apoia o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), um dos homens de confiança do ex-presidente Michel Temer, na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, que acontecerá em fevereiro.
O deputado Baleia Rossi fez campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff e votou pela queda da então presidente, assim como os mesmos emedebistas que hoje o PT senta no colo e os afaga.
Ninguém sabe – nem saberá nunca – o que está envolvido nesse apoio do PT ao deputado Baleia Rossi e o que o partido pediu em troca.
O PT diz que Baleia Rossi prometeu independência da Câmara e rejeição de alguns projetos de Bolsonaro que passam pelo Legislativo e contrariam a esquerda. Alguém acredita?
Pergunta-se:
Para o PT e seus aliados, o MDB e os emedebistas não eram golpistas durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff?
Não eram golpistas durante todo o governo de Michel Temer?
Não eram golpistas ao viabilizarem a ascensão de Michel Temer à presidência da República que, no fundo – diziam os petistas – era um plano para implodir o PT e suas ideias?
O deputado Baleia Rossi não era golpista até ontem?
O PT mudou ou mudaram os golpistas?
Ninguém se assuste se, algum dia, o PT vier apoiar politicamente o pernóstico e grosseiro ex-juiz Sérgio Moro, algoz de Lula da Silva.
O PT faz coisas inimagináveis. Despudoradamente.
araujo-costa@uol.com.br