Poucas instituições religiosas se mantêm tão firme e perene quanto o Apostolado da Oração.
Movimento eclesial da Igreja Católica Apostólica Romana, o Apostolado da Oração foi fundado pela Companhia de Jesus (padres jesuítas) e remonta à segunda metade do século XIX.
A semente germinou, a árvore cresceu, as flores perduram.
Mater e Magistra, mãe e mestra, a Igreja Católica é essencialmente conservadora e se sustenta em dogmas, segredos e mistérios. Tem uma capacidade exemplar de manter inabaláveis os pilares de suas instituições seculares nas quais os fiéis amparam a fé e seu cajado para orientar o caminho em busca da esperança salvífica.
Na Paróquia de Senhor do Bonfim de Chorrochó, sertão da Bahia, o Apostolado da Oração atua ativamente através da participação em novenários, procissões, terços, vias-sacras e missas, de modo que estimula a prática de orações e dá vida à comunidade católica.
Além do incentivo à vida espiritual, o Apostolado da Oração cuida das obras de misericórdia, dentre essas, visitas a pessoas idosas e enfermas e atenção especial aos necessitados. Colabora, ademais, com os trabalhos sociais e materiais da paróquia.
A professora Josepha Alventina de Menezes (1893-1987) foi o esteio do Apostolado da Oração de Chorrochó e a ele se dedicou desde 1922. Em razão dessa valiosa e generosa dedicação, foi-lhe concedido o título de presidente emérita da instituição quando, já fragilidade pelo tempo, não mais dispunha de condições para continuar as atividades religiosas.
O Apostolado da Oração é uma das formas que a Igreja encontrou para estar ao lado e junto do povo, mediante a promoção dos valores cristãos.
Em Chorrochó, enriquece-o o Hino do Centenário do Apostolado da Oração de Chorrochó, de autoria do Dr. Francisco Afonso de Menezes e música de Isael de Jesus.
Ei-lo, para registro e avivamento da memória e das tradições religiosas de Chorrochó:
“Na aridez do Sertão Nordestino
Em Chorrochó um grupo de fé
Com o amor dos irmãos neste pedaço de chão
Assim nasceu, assim cresceu o Apostolado da Oração
……………………………………………………………………………….
Coração Sagrado de Jesus
Bendito sois Vós glorioso
Sempre força e coragem nos dais
Nosso Deus de clemência e bondoso
……………………………………………………………………………….
Ao longo de nosso Apostolado
Levantamos essa bandeira vibrante
Mostrando as vitórias de 100 anos
Com gestos no puro amor abundante
………………………………………………………………………………..
Vinde a nós Vosso Reino de Glória
Confiantes a Vos esperar
Em Cristo queremos sempre estar
Dai-nos a graça de sempre, de sempre Vos amar.
……………………………………………………………………………….
Como se vê, a Igreja de Chorrochó mantém-se atenta à fé do seu povo e fiel à obra maior de sua mãe e mestra.
araujo-costa@uol.com.br