Curaçá e região perdem um filho ilustre

José Pires Belfort (Dedé). Crédito: Kakazinho Duarte

Em 19/11/2021, familiares noticiaram o falecimento de José Pires Belfort (Dedé), cidadão de conduta ilibada e caráter irrepreensível, educado nos moldes da família tradicional sertaneja.

Dedé era filho de Joanna Silvina Belfort e de Agatão Pires Belfort, que constituíram família valorosa e viveram nos domínios do município de Chorrochó, onde ostentavam exemplos de honestidade, respeito e elevado conceito junto a todos da região.   

Da estrutura que compõe o núcleo familiar de Dedé em Chorrochó fazem parte Enok Pires Belfort (falecido), Josaphá Pires Belfort, Maria das Graças Silva Belfort e Leontina Maria de Jesus.

Dedé se casou com a professora Maria Auxiliadora Lima Belfort, de família tradicional de Curaçá. Dodora, como era carinhosamente conhecida, foi professora do conceituado Colégio Municipal Professor Ivo Braga e destaque no meio educacional do município.

Extraordinária figura humana, conheci Dedé na primeira metade da década de 1970 e com ele mantive momentos de convivência e cordialidade, o que muito me honra.   

Nas qualidades de Dedé incluíam-se boa índole, urbanidade e decência.

Dedé deixa bons exemplos de sua vida ilibada, assim como deixaram outras pessoas de seu convívio familiar, a exemplo de Themístocles Duarte Sobrinho (Mica) e Antonio Carlos Duarte (KK).

A história de vida de Dedé é uma saudável simbiose entre a estrutura familiar chorrochoense de Joanna e Agatão e as tradições de Curaçá sustentadas na hombridade de Hermes Duarte Lima.

Pêsames a todos da família de Dedé.

Que Jesus Cristo, redentor do mundo, indique-lhe o caminho certo e Deus o ampare.

araujo-costa@uol.com.br

Post scriptum:

Tendo em vista minha memória já esburacada em razão da passagem do tempo, pedi socorro ao ilustre professor Manoel Belfort, de Chorrochó, com o intuito de robustecer as informações sobre a família de Dedé.

Os louváveis conhecimentos profissionais do professor Manoel Belfort lastreiam-se na UNEB, IFBA e CESVASF. Ele foi sobremaneira prestativo e atencioso ao passar as informações que solicitei no que tange aos nomes da família, o que agradeço enormemente.  


 

Deixe um comentário