O vírus boêmio de São Bernardo do Campo

O prefeito Orlando Morando (PSDB), do município paulista de São Bernardo do Campo, noticiou que editou decreto, com vigência a partir de 13/12/2021, segundo o qual todas as atividades e muvucas noturnas, incluídas aí festas e também outros adjuntos, poderão funcionar até 02:00 horas da manhã, sem interrupção, para quem assim quiser.

Até 02:00 horas não haverá impedimento para essas atividades desde que, evidentemente, devo presumir, sejam obedecidos os protocolos em vigor de combate ao coronavírus.

Do alto de minha ignorância, não consigo vislumbrar a eficiência do decreto.

Explico: se não há impedimento para aglomeração até 02:00 horas, significa entender que o vírus está inerte, talvez dormindo até esse horário e somente após 02:00 horas ele acorda e sai para as baladas.

É um boêmio inveterado esse vírus de São Bernardo do Campo.

Ou seja, segundo o prefeito, antes desse horário não há perigo de transmissão da doença. A partir das 02:00 h até o amanhecer a situação passa a ser perigosa.

“As pessoas ficam mais próximas, ficam à vontade, tiram as máscaras”, pondera o prefeito.

Contudo, o prefeito se esqueceu de dizer por que o transporte público continua superlotado e, neste caso, ele não vê perigo de circulação do vírus e não tomou nenhuma medida para minorar o problema.

Sua Excelência o prefeito Orlando Morando explicou, dentro de sua inalcançável sabedoria, que consultou os entendidos no assunto e que o decreto se assenta em princípios científicos.

Então tá!

Quem sou eu para discordar de tamanha inteligência da assessoria científica do prefeito?

Entretanto, continuo presumindo que o vírus que circula em São Bernardo do Campo é disciplinado. Só oferece perigo após as 02:00 h da manhã, antes desse horário ele não vai incomodar ninguém.

Parêntese: o prefeito costuma chamar de “engraçadinho” quem dele discorda. Data vênia, prefeito. No meu caso, não sou engraçadinho, nem pretendo ser. Só quero entender qual o sustentáculo científico que consegue explicar que o vírus antes das 02:00 h não oferece perigo. Desculpe minha ignorância.

O prefeito de São Bernardo do Campo é conhecidíssimo em todo o Brasil.

Em todo evento de importância em que participa um governador de São Paulo, o prefeito sempre aparece na televisão, atrás do governador de plantão, estrategicamente colocado diante dos holofotes.

Em data recente, nosso dileto alcaide apareceu, seguidas vezes, atrás dos ombros do governador-pavão João Dória, por ocasião do anúncio do resultado das confusas prévias do PSDB.

Não me atrevo a dizer que o prefeito se assemelha a “papagaio de pirata”, como se comenta na cidade, maldosamente.

Deve ser ciúme de quem pensa assim ou intriga da oposição, se bem que em São Bernardo do Campo não existe oposição ao prefeito. Os 28 vereadores adoram o prefeito Orlando Morando.

Sorte dele.

Acho que o prefeito é tão-somente querido dos governadores, qualquer que seja o governador, não importa qual seja o governador.

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário