Patamuté, registro de uma saudade

Em primeiro plano, da esquerda para a direita, Paulo Souto, Theodomiro Mendes, Etelvir Dantas e Adonai Matos Torres (álbum de família de Adonai)

Presumo – e é apenas presunção, nada mais do que isto – que a foto acima tenha sido tirada em campanha eleitoral no distrito de Patamuté, município de Curaçá.

Retirei dos registros dos familiares de Adonai Matos Torres no facebook e a reproduzo sem autorização da família.

Sem jactância, guardo a modéstia de ser amigo da família, com demasiado orgulho e também de ter sido amigo de Adonai e de sua dileta esposa Cleonice Pedroza Torres, honra e glória de Patamuté.

Cometi essa imprudência, em nome da história. Há outro meu amigo na foto: Theodomiro Mendes da Silva sobre o qual já escrevi muito em crônicas e artigos.

Veem-se, salvo engano: Paulo Souto, que foi governador da Bahia e senador da República (e ainda tinha cabelos); Theodomiro Mendes da Silva, que foi prefeito de Curaçá em duas oportunidades, 1973/1977 e 1983/1988; Etelvir Dantas, respeitado empresário de Juazeiro, à época dono da rede de supermercados Pinguim e aliado de Theodomiro e também deputado federal pelo Partido Democrático Social (PDS); Adonai Matos Torres, líder político de Patamuté, que foi vereador de Curaçá e figura respeitável até a morte.

A memória de Adonai, na condição de homem público, continua intacta, exemplo de correção de caráter e honestidade.

Confesso que vi, muitas vezes, Adonai brigar em defesa de sua honra. Ele não admitia arranhões à sua honra e tampouco de sua família.

Não tive condições de identificar as demais pessoas que constam na foto, pelo que peço escusas e aceito ajuda para corrigir o texto, em nome da história de Patamuté e de Curaçá.

É um registro despretensioso de saudade. Só isto.

araujo-costa@uol.com.br

Observação:

Theodomiro Mendes Filho esclarece que o evento não se trata de campanha política, mas “a chegada da energia elétrica ao distrito de Patamuté, até então era gerador movido a óleo diesel. Dr. Paulo Souto à época secretário de minas e energia do Estado e ao fundo a professora Terezinha Conduru”.

Wagner Reis esclarece que a professora Terezinha Conduru também aparece na foto e que, ao fundo, vê-se a casa dos seus avós José Gomes Reis e Donana. Detalhe: Wagner também identificou a Belina marrom de seu pai José Gomes Reis Filho.

Maria Gorete esclarece que o senhor que se encontra entre Adonai e a professora Terezinha é seu pai João Mendes de Souza (João Maroto).

Agradeço a todos pelos esclarecimentos.  

Deixe um comentário