
O jurista e filósofo sergipano Tobias Barreto (1839-1889) escreveu que “as tradições são o passado que se faz presente e tem a virtude de se fazer futuro”.
Barra do Tarrachil, simpático distrito do município baiano de Chorrochó, sempre prezou por suas tradições e se conduz abraçada ao Rio São Francisco, que lhe dá vida, banho e encantamento sob as bênçãos de outro Francisco, o excelso padroeiro do lugar.
Em 1988 Barra do Tarrachil se deslocou de lugar e de seu traçado de origem, mas manteve as tradições, a hospitalidade, o cenário político, a inteligência e a grandeza de seus moradores.
As palavras escorregam, cutucam a memória e trazem a lembrança de lideranças de Barra do Tarrachil, a exemplo da professora Ivanilde Gomes de Souza Ramos, formada em 1964, assim como de Lucas Alventino, proprietário da primeira loja de tecidos do lugar e Ercília Fonseca de Souza, que se dedicou com afinco à igreja local.
Todavia, hoje desloco a lembrança para outro nome de destaque em Barra do Tarrachil: Orlando Tolentino Ramos (1946-2002).
Este senhor, de ascendência tradicional, constituiu família nobre e a educou nos moldes também tradicionais, com a professora Ivanilde, que lhe deu sustentação e companheirismo durante décadas.
Orlando Tolentino Ramos faleceu em 15/05/2022 e certamente deixou grande vazio aos parentes e amigos, dentre esses Ivanilde, Orlando Tolentino, Rafael Ramos, Waltércio Ramos e Humberto Gomes Ramos, este último prefeito do município de Chorrochó.
Esse vazio, que só a morte explica – ou não consegue explicar – estende-se ao território do distrito de Barra do Tarrachil e ao município de Chorrochó como um todo.
Mantenho, com modéstia, alguns eventuais contatos com Waltércio Ramos, embora espaçados e irregulares. Agradeço pela atenção com que o ilustre tarrachilense sempre me tratou.
A Prefeitura de Chorrochó decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo em um deles (Decreto número 015, de 16/05/2022). O fato justifica o ato oficial.
Registro o fato e deixo pêsames à família de Orlando Tolentino Ramos, ao tempo em que peço escusas, em razão de colocar sua foto nesta matéria sem autorização da família..
Post Scriptum:
Registro também o falecimento, em Chorrochó, de Dinorah Monteiro Costa e da estudante do Colégio Estadual São José, Darlane Lopes dos Santos Paiva.
Pêsames a todos das respectivas famílias.
araujo-costa@uol.com.br