
Perguntam-me, de quando em vez, porque gosto de falar de pessoas.
A resposta vem atarantada, nem sempre convincente. Mas cronista é assim mesmo, uma espécie de memorialista, imaginoso às vezes, apoucado, confuso e inconveniente, outras tantas.
O cronista escreve sobre fatos, pessoas, circunstâncias, andanças, amigos, impressões, tropeços, encontros, desencontros e outras coisas mais ou tudo mais e até de distância se, como eu, vive longe de seu habitat.
Regina, uma das criaturas mais meigas que conheci e convivi em Patamuté, fez aniversário no último dia 08/09/2022.
Deixo de declinar a data de nascimento de Regina, por duas razões: este é assunto para cartório do registro civil; e, ademais, não fica bem, segundo as modernas regras de etiqueta, andar por aí, citando a idade de uma senhora adiantada em anos.
Embora integrante da velha guarda, quando não existia esse tal rigorosíssimo observar das etiquetas sociais, costumo respeitar, sempre que possível, as regras sociais. Como é difícil nos dias de hoje!
Mas o fato é que Regina alcançou mais um degrau de sua bela existência, que todos admiramos e aqui fica minha torcida para que alcance outros degraus, muitos degraus na íngreme subida da vida.
Regina construiu seus primeiros passos familiares em Patamuté, mas se mudou de lá há alguns anos. Entretanto, em Patamuté ficaram as saudades, as lembranças, o impulso para seu caminhar.
Minha memória ainda guarda algumas imagens de Patamuté, que se tornaram difíceis de esquecer: Regina com sua primeira filha Kelly Cristine nos braços, acalentando-a e Walter Gomes Reis ao lado, admirando ambas.
Walter Gomes Reis era um senhor educado, atencioso, um gentleman. Em Patamuté, todos da época respeitávamos, assim como a seus pais, José Gomes dos Reis e Donana, que fizeram parte do núcleo familiar de Regina .

O certo é que gosto de falar de pessoas, sim. E quando essas pessoas são boas, a tarefa é gratificante.
A história de vida de todos nós passa, necessariamente, pela convivência com pessoas que foram ou são importantes em nossa vida, em nosso caminhar.
Regina é descendente da ilustre família Souza, da Fazenda Tamburil.
Parabéns para a querida e amiga aniversariante.
araujo-costa@uol.com.br