
Em 01 de janeiro de 2023 às 14 h, Sheila Jaqueline Miranda Araújo será empossada na condição de presidente da Câmara Municipal de Chorrochó e, em consequência, também os demais membros da mesa diretora da Edilidade para o biênio 2023/2024.
Sheila Jaqueline Miranda Araújo vem se despontando como liderança política local lastreada no legado familiar de dois gigantes da vida política de Chorrochó: o avô Oscar Araújo Costa e o pai José Juvenal de Araújo.
Durante algumas décadas, a essência do engendramento político do município de Chorrochó passou, necessariamente, pela família de Oscar Araújo Costa, ramificações dela decorrentes e líderes que gravitaram ao seu redor.
Neste particular, é razoável entender que Oscar foi o esteio, a estrutura, o início do caminhar, olhar voltado para as perspectivas do município.
Líder em Caraíbas e circunvizinhança, Oscar Araújo Costa era casado com a elegante e altiva Umbelina Miranda de Araújo (D. Bela) e com ela construiu base familiar e política sólida e respeitável.
A liderança política de Oscar foi-se transferindo paulatinamente para o filho José Juvenal de Araújo, cuja história de vida e dedicação à causa do município de Chorrochó é sobejamente conhecida e não comporta nenhum acréscimo.
Com a morte de José Juvenal, que deixou rica e inquestionável estrutura política e eleitoral, é inevitável constatar que sua liderança foi-se transferindo para os filhos Sheila Jaqueline Miranda Araújo, que foi vice-prefeita – e integrou o secretariado municipal de Chorrochó – e o irmão Oscar Araújo Costa Neto que, de igual forma, faz parte da estrutura de governo municipal.
Sheila e Oscar Neto continuam ostentando razoável influência na atual administração do prefeito Humberto Gomes Ramos que, se tiver juízo, os manterá ao seu lado, até por gratidão. Contudo, o prefeito tem demonstrado isto, a julgar pela costura política que resultou na eleição de Sheila Jaqueline à presidência da Câmara Municipal.
Como se vê, o legado deixado por Oscar Araújo Costa se estendeu à história de Chorrochó como um todo e o fato é que Caraíbas se mantém no topo das decisões políticas do município, ressalvada a liderança inconteste do prefeito Humberto Gomes Ramos, de Barra do Tarrachil, que vem costurando eficientemente os acordos políticos e ditando o que se faz de bom e de ruim em Chorrochó .
De qualquer modo, afigura-se difícil apagar a marca e a estrutura política familiar de Oscar Araújo Costa e de José Juvenal de Araújo.
Este Blog deseja êxito para Sheila Jaqueline Miranda de Araújo no exercício de tão nobre função e para os demais membros da mesa diretora da Câmara Municipal de Chorrochó.
araujo-costa@uol.com.br