O escritor mineiro Fernando Sabino contava a história:
O médico proibiu de fumar o poeta e romancista paulista Mário de Andrade.
“Se você largar o cigarro, ainda poderá ter mais uns vinte anos de vida”.
Desencantado, Mário de Andrade perguntou:
“De que me adianta viver mais vinte anos sem fumar?”
A esquerda diurética – vive encharcada de etílico – comenta, à exaustão, os “extraordinários feitos” do terceiro governo Lula e está capitalizando, com inegável eficiência, o despreparo político do esquisito ex-presidente Jair Bolsonaro.
A esquerda voltou a endeusar o PT e o lulopetismo como símbolos da honestidade e do combate à corrupção.
Dá para acreditar?
Segundo o jornal O Globo de 12/02/2023, Lula da Silva vem desagradando aliados, em razão de algumas de suas falas estrambólicas, dissociadas da realidade nacional, dentre elas:
Questionamento da autonomia do Banco Central que o Congresso Nacional aprovou;
Afirmação de que o impeachment de D. Dilma Rousseff foi golpe, não obstante tenha tramitado conforme as normas previstas na Constituição da República.
O afastamento de D. Dilma foi presidido por Ricardo Lewandowiski, amigo pessoal de Lula e então ministro do Supremo Tribunal Federal que, inclusive, deu uma colher de chá a D. Dilma: não suspendeu seus direitos políticos por oito anos, embora previsto na Constituição, em caso de impeachment.
D. Dilma Rousseff ficou livre e disputou uma cadeira no Senado Federal em 2018 por Minas Gerais, mas os mineiros empurraram-na para o quarto lugar, apesar de Lewandowsky.
Lula da Silva hoje está aliado exatamente aos “golpistas” que afastaram Dona Dilma. Basta observar sua base de sustentação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Simone Tebet, ministra de Lula, que votou a favor do impeachment e espinafrava os governos petistas, não é mais “golpista”?
Retomada de empréstimos do BNDES a empreendimentos sediados em ditaduras amigas de Lula da Silva, a exemplo de Cuba, Venezuela e Angola;
Criação de um moeda comum no Mercosul;
Tudo isto faz de Lula e do PT contumazes saudosistas de suas práticas condenadas no passado.
Parece que o PT está parafraseando o escritor Mário de Andrade.
De que adiante ficar mais alguns anos no poder sem cometer os mesmos erros?
Vamos em frente.
araujo-costa@uol.com.br