A contribuição de Etelvir Dantas

Etelvir Dantas/Crédito: Câmara dos Deputados

Cearense de Saboeiro, nascido em janeiro de 1935, Francisco Etelvir Dantas notabilizou-se como deputado estadual da Bahia, eleito pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) para a 9ª legislatura (1979-1983) e, mais tarde, elegeu-se deputado federal pelo Partido Democrático Social (PDS) para o período de 1983-1987.

Agraciado com o título de Cidadão Curaçaense, Etelvir Dantas foi aliado do líder político Theodomiro Mendes da Silva, prefeito de Curaçá por dois mandatos. Ambos empreendedores, Etelvir atuou nos ramos de agropecuária, alimentação, combustíveis e refrigeração, dentre outros.

Theodomiro Mendes cresceu na condição de executivo do grupo Rovel Couros e Peles S/A e depois da Brespel – Compahia Industrial Brasil-Espanha, baseadas em Juazeiro.

A dedicação à vida empresarial não os incompatibilizou para o exercício da atividade política. Exerceram-na simultaneamente.

Em Juazeiro, Etelvir Dantas comandou o grupo Pinguim S/A – Indústria e Comércio e criou um conglomerado de empresas que respondeu pelo desenvolvimento de toda região, a exemplo da Pinguim Veículos, Postos e Restaurantes Rancho Grande e Utilar.

Em 2017, por iniciativa do então deputado Ângelo Coronel (PSD), a Assembleia Legislativa da Bahia concedeu-lhe o título de Cidadão Baiano. À época Etelvir Dantas tinha 82 anos.

Graduado em Contabilidade, antes de escolher o caminho empresarial Etelvir Dantas trabalhou no Banco Econômico e no Banco do Brasil..

Etelvir participou de diversas entidades. Exerceu a vice-presidência da Associação Baiana e Sergipana de Supermercados e foi Diretor da Associação Brasileira de Supermercados.

A esposa Cleonaide Pedroza Torres é filha do distrito curaçaense de Patamuté e vem de família moralmente bem estruturada. É filha de Cleonice Pedroza Torres e de Adonai Matos Torres, dois esteios da construção da dignidade de Patamuté.

Etelvir Dantas contribuiu muito para o desenvolvimento da região sanfranciscana, inclusive gerando empregos, atuando politicamente e criando estrutura para  a indústria, comércio e serviços.  

araujo-costa@uol.com.br

Post scriptum:

Matéria publicada em 04/03/2023 e editada para fazer constar que Etelvir Dantas faleceu em 22/08/2025, conforme amplamente noticiado.

Deixe um comentário