Deputado Mário Júnior pode ser a esperança do sertão

Deputado Mário Negromonte Júnior/Crédito Câmara dos Deputados

“O político se faz grande quando atende aos pequenos” (José Cavalcanti, São José de Piranhas-PB)  

Jornalista às vezes ou quase sempre é bicho inconveniente.

Há alguns anos, escolhi o horário do café da manhã, que o costume do sertão reúne a família – hoje nem tanto como antigamente – e telefonei para velho e experimentado líder político sertanejo, que o ostracismo o jogou nos braços da indiferença eleitoral.

Feitos os salamaleques de praxe, perguntei se ainda tem algum líder político respeitável e de futuro no sertão. Ou, pelo menos, à moda antiga.

“Rapaz, não tem não. Só aparece por aqui, em tempo de festa, Mário Negromonte Júnior”, ponderou meu interlocutor.

A resposta reticente e pessimista, mas esclarecedora e um tanto óbvia, atestou, pelo menos naquela ocasião, a escassez de liderança política no sertão da Bahia.

Parece que agora as visitas de deputados têm sido mais frequentes em suas bases eleitorais.

Mário Sílvio Mendes Negromonte Júnior, que tem nome de nobre português, é jovem deputado federal de 43 anos, eleito pelo Partido Progressista (PP) da Bahia. Agora, salvo melhor juízo, foi conduzido à direção estadual do partido.

O deputado Mário Júnior, nascido em Paulo Afonso, tem sólidas raízes no município de Glória, que o progresso hidrelétrico mudou o traçado original, engoliu tradições e suor dos antepassados e o renomeou de Nova Glória, num claro acinte à bonita e rica história de Curral dos Bois e Santo Antonio da Glória.

Terra do lendário Petronilo de Alcântara Reis, conhecido como coronel Petro e de seu ínclito neto Raimundo Reis de Oliveira, escritor, jornalista, político e cronista, Glória mantém intacta sua história de homens públicos respeitáveis.

O lastro biográfico do deputado Mário Júnior vem de longe. O avô Dionízio Pereira foi vereador e prefeito de Glória e seu respeitabilíssimo tio Dr. Adauto Pereira de Souza, honra e glória do sertão, foi prefeito de Paulo Afonso (1963-1966). Mais do que isto: era respeitado em todo o sertão da Bahia.

A mãe e Doutora Ena Vilma Pereira de Souza Negromonte foi prefeita de Glória e o pai Mário Negromonte tem uma trajetória política que vai de deputado estadual a deputado federal por diversos mandatos, passando pelo Ministério das Cidades. Hoje, salvo engano, é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.

Ainda muito jovem Mário Júnior foi deputado estadual (2011 a 2014) e desde 2015 é deputado federal com mandato até 2027.

Advogado com extensão em Harvard (EUA), o deputado Mário Júnior parece despontar como uma esperança para a caatinga.

O sertanejo gosta de abraçar seus líderes, embora os líderes só gostem de abraçá-lo em épocas de campanhas eleitorais e ocasiões de festejos locais dos padroeiros e festas juninas.

O Dr. Adauto Pereira de Souza nunca abandonou a caatinga, onde tinha amigos leais na amizade e fiéis na política. Assim faziam os políticos daquela geração.

Mário Júnior pelo menos tem cavado algumas emendas parlamentares para a região e, sabe-se, é parlamentar razoavelmente ativo.

Terá futuro, se procurar se desviar do caminho que seguem os políticos tradicionais.

A chave para abrir as portas da liderança política permanente do sertão está na ajuda aos pequenos.

Vamos aguardar a sequência dos anos e ver no que vai dar.

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário