“Tancredo Neves era promotor em São João Del Rey, um homem chamado Jesus matou uma mulher chamada Maria.
Tancredo pediu 22 anos de cadeia para Jesus, o júri deu dezoito, Jesus foi parar na cadeia.
Nove anos depois, Tancredo Neves, advogado, vai a Andrelândia, pequena cidade próxima a São João Del Rey.
De barba por fazer, entra numa modesta barbearia de canto de rua, senta-se, está cansado, fecha os olhos, o barbeiro pega a navalha, afia, começa a tirar-lhe a barba, puxa conversa:
– O senhor é o Dr. Tancredo, né?
Tancredo abre os olhos, reconhece Jesus, o assassino de São João Del Rey. Espia pelo canto do olho, a barbearia vazia, a rua vazia, não chegava ninguém, o suor minava aflito na testa molhada e Jesus com a navalha enorme na mão pesada correndo garganta abaixo, sobe-desce, sobe-desce, abrindo caminho na espuma. Jesus não diz mais nada, Tancredo só teve voz para dizer:
– Sou, sim.
-Pois é, Dr. Tancredo, a vida.
– Pois é, Jesus, a vida
– Pois é mesmo, Dr. Tancredo. Cumpri nove anos dos dezoito, estou aqui, o senhor está aí, o senhor com sua barba, eu como minha navalha. Eu só queria contar uma coisa ao senhor, uma coisa só: que coisa bonita é um júri, Dr. Tancredo!” (Sebastião Nery, in Ninguém me contou, eu vi, Geração Editorial, São Paulo, 2014).
Vingativo, Lula da Silva disse que só estará bem quando ferrar o Sérgio Moro. A palavra que ele disse não foi ferrar, mas também começa com f.
O PT entrou com ação na Justiça Eleitoral para cassar o mandato de senador de Sérgio Moro (União Brasil-PR) e Lula já trabalha para o PT cavar a vaga dele no Senado Federal ou o apoio de quem eventualmente assumir.
Lula já se extasiou com a cassação do mandato de deputado federal do ex-procurador Deltan Dallagnol, agora é a vez de Sérgio Moro.
Há um ditado nos sertões do Nordeste que diz o seguinte: “Mais vale amigo na praça do que dinheiro na caixa”.
Lula tem muitos amigos no Poder Judiciário. Não será difícil cassar Sérgio Moro.
Hoje Lula é o Jesus, de São João Del Rey.
Sérgio Moro é o Tancredo, de São João Del Rey.
araujo-costa@uol.com.br