Chorrochó e o saldo positivo da festa dos vaqueiros

Igreja de Senhor do Bonfim de Chorrochó, missa dos vaqueiros/Crédito Prefeitura Municipal

A Associação de Vaqueiros de Chorrochó, o governo do Estado e a Prefeitura do município se uniram para fazer a festa dos Vaqueiros de 2023, a 37ª, dias 29 e 30 de julho.

Indissociável a festa do cenário político.

Circularam, por lá, do lado da situação, pelo menos cinco pretendentes ao cargo de prefeito em 2024, mas o tempo se mostrará longo até as convenções partidárias municipais, quando o prefeito Humberto Gomes Ramos (PP) ungirá um dos “prefeituráveis”, embora Sua Excelência diga, talvez por educação, esperteza ou estratégia, que o nome será escolhido, na ocasião própria, após entendimento com seu grupo político.

O grupo político do prefeito Humberto Gomes Ramos chama-se Humberto Gomes Ramos. Ele costura as ideias, delineia, decide. Assim foi nos pleitos passados. Assim será no próximo.

Como de costume, o prefeito Humberto continua manuseando as cartas para engendrar o jogo eleitoral e, como é normal em quadro assim, todos lhe agradam enquanto 2024 não chega. Até lá todos lhe agradam e ele agrada a todos.

Além de sua respeitável base eleitoral de Barra do Tarrachil, Humberto Gomes Ramos herdou o rico patrimônio político-eleitoral de José Juvenal de Araújo, que foi prefeito de Chorrochó e com esse sustentáculo vem ocupando todos os espaços do município há aproximadas duas décadas. Mais do que isto: dizimou, com esperteza, a contrariedade que correntes políticas contrárias tentaram colocar em seu caminho

Por outro lado, também circularam na festa postulantes da oposição, todos desejosos da cadeira de prefeito em 2024. Entretanto, de onde não se espera é que nada sai mesmo. A raquítica oposição do município, se tiver candidato, terá mínimas chances de vitória. Nunca teve, embora composta de respeitáveis lideranças de bom caráter e de bons propósitos.

A gritante dificuldade da oposição de Chorrochó é convencer os eleitores que tem ideias melhores para administrar o município do que as postas em prática pelo prefeito que, convenhamos, nalguns casos merecem reparo.

Parêntese: O PT de Chorrochó tem obrigação de agigantar-se, cuidar dos mais necessitados e mostrar que a afirmação de Lula da Silva e do partido, no sentido de que a extrema pobreza foi extirpada nos governos petistas, comporta, no mínimo, alguns questionamentos.

Em Chorrochó, no segundo turno de 2022, Lula foi sufragado com 86,23% dos votos, o que equivale a 5.672 eleitores. Quase uma unanimidade dos eleitores, considerando que a população do município cinge-se a 10.579 habitantes, segundo o IBGE (O Globo, 28/06/2023).

Há expectativa de que o professor Jerônimo Rodrigues (PT), governador do Estado, fará uma visita a Chorrochó. O PT poderia convidá-lo a dar umas voltas no interior do município, mostrar a ausência do poder público por lá, o sofrimento das populações rurais, a pobreza que existe nas entranhas da municipalidade e pedir para ele avisar Lula da Silva e o PT nacional que ainda há pobreza no Nordeste. E sejam mais parcimoniosos com as lorotas.  

Voltando à festa dos vaqueiros. A novidade da festa, talvez a mais importante, foi a gratuidade dos ingressos trocados por alimentos não perecíveis, o que não deixou de ser um ônus para o público comparecente, mas também não deixou de ser uma iniciativa louvável dos organizadores e do poder público envolvido, considerando a situação de carência por que passa grande parte da população do município. Decisão acertada dos organizadores.

Os órgãos de comunicação que fizeram a cobertura da festa se desempenharam com desenvoltura. O site Chorrochoonline, de Edimar Carvalho, já uma tradição em eventos dessa natureza, sobressaiu-se neste particular, de modo que a ocasião serviu, dentre outros benefícios, para Chorrochó movimentar a tenra economia local depauperada ainda mais em razão dos anos cruéis da pandemia.

As redes sociais tiveram papel fundamental na divulgação do evento.

Lideranças políticas locais e de outros municípios que se fizeram presentes apontaram a direção do que virá por aí em 2024 ou, pelo menos, se tornaram mais visíveis diante dos potenciais eleitores.

Líder político no sertão da Bahia, o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), aliado do prefeito Humberto Gomes Ramos, cuidou de afagar sua base eleitoral chorrochoense e, neste particular, ele tem sido um tanto presente no município.

Passado o calor da festa, as informações chegam mais filtradas, com menor teor de paixão política e, sobretudo, as fontes consultadas se sentem mais livres para expressar aquilo que entendem como verdade, dentre tantas outras versões semelhantes.

De qualquer forma, a festa dos vaqueiros de Chorrochó deixou saldo positivo para o município. Manifestação cultural e entretenimento somados à alegria da população.

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário