Curaçá: quando a amizade resiste à passagem do tempo

Convite de José Newton Crepaldi autografado por Antonio Carlos Duarte (KK)

Dentre as mensagens que recebo de leitores deste blog – e são muitas – uma me fez voltar no tempo e refletir sobre a amizade, este bicho quase em extinção no tempo de agora.

Trata-se de mensagem que recebi do engenheiro José Newton Crepaldi e versa sobre crônica que fiz sobre Antonio Carlos Duarte (KK) publicada em 03/02/2019 com o título Memória: em Curaçá KK liderou com reconhecida bravura. Reproduzo-a abaixo.

Diz o engenheiro José N.Crepaldi que conheceu KK quando esteve “a serviço da empresa que construiu a Hidrelétrica de Sobradinho e mais tarde as obras da Caraíba Metais em Jaguarari” e chegou a frequentar sua casa em Curaçá e Petrolina.

Qualificou-o como “agitado e falante, dominava o ambiente onde estivesse com seu jeito alegre e seus causos sérios ou engraçados” e conta um episódio protagonizado pelo sempre querido empresário e político KK, ilustre descendente da estirpe de Hermes Duarte Lima, honra e glória de Curaçá.

Em 1979, já se vão por aí 44 anos, KK providenciou a reserva de mesas e alguns convites para o pessoal da empresa assistir ao carnaval no Iate Clube de Petrolina.

KK tinha pressa. Como seriam necessárias fotos – e não era possível providenciá-las com a urgência e no momento que ele queria – sugeriu que lhe fossem entregues as fotos dos crachás de cada um e assim foi feito.

O convite, que o engenheiro Crepaldi generosamente autorizou a publicação, tem a assinatura de KK, o que significa, mais do que a referência histórica, a menção da consideração e da amizade entre eles.

“Esse convite faz parte do meu acervo pessoal e das minhas atividades profissionais pelo Brasil”, afirma o engenheiro José N. Crepaldi.

Faço o registro e no mais agradeço ao engenheiro José N. Crepaldi pela leitura do blog e a contribuição à história do altaneiro município de Curaçá.

Neste caso, como em muitos outros dispersos por aí, a amizade enfrentou a passagem do tempo, ainda que in memoriam.

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário