
Encaminha-se para sete anos.
Em 28/07/2016 recebi de surpresa, em meu escritório, a visita de Edinaide, à época moradora em São Bernardo do Campo. Não sei se ainda mora por aqui.
Educada e atenciosa, Edinaide disse que esteve na Bahia e me trazia uma caneta, presente do amigo Marcones Reis, que lhe pediu para entregar em mãos, o que ela fez com absoluta presteza.
Marcones Reis é de linhagem conhecida em Várzea da Ema. Trata-se de rapaz decente, trabalhador, cumpridor de seus deveres, atento às coisas da vida nacional e voltado às suas raízes sertanejas.
A simpática Várzea da Ema está encravada nas caatingas do município baiano de Chorrochó.
Até hoje o lugar guarda as marcas do poderio de Petronilo de Alcântara Reis, conhecido como coronel Petro, que foi líder político e rico fazendeiro nos domínios dos antigos territórios dos municípios de Curaçá e Santo Antonio da Glória.
Paus Pretos, uma de suas lendárias fazendas ainda resiste às intempéries do tempo. Salvo engano, a fazenda é ou foi administrada por Paulo Reis, um dos netos do coronel Petro. Os alpendres do casarão ostentam os vestígios da riqueza coronelista.
Por lá também viveu Pedro Reis, que fazia parte do núcleo familiar do coronel Petro.
Dentre outras tantas, a fazenda Perdidos integrava as propriedades do coronel Petro.
Um dos homens mais poderosos do sertão baiano na primeira metade do século XX, ao lado do também coronel e seu compadre João Sá, o coronel Petro reinou absoluto no território de Santo Antonio da Glória, antiga Curral dos Bois.
Até hoje as marcas do coronel Petronilo de Alcântara Reis estão por lá. A família Reis continua sendo um esteio e referência de decência na região.
Mas volto ao início desta crônica para dizer que a passagem do tempo não me tirou a gratidão a Marcones Reis pela consideração e lembrança deste insignificante escrevinhador.
Guardo com carinho a caneta e anotei o fato em meus alfarrábios na tentativa de registrar aquele momento que me envaideceu e, sobretudo, torná-lo um retrato da amizade que fiz imorredoura.
Aproveito para parabenizar Marcones Reis que faz aniversário neste 07 de abril.
araujo-costa@uol.com.br