
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comunicou que o Papa Francisco nomeou novo bispo para a diocese baiana de Juazeiro.
Trata-se do sergipano D. Valdemir Vicente Andrade dos Santos, de 51 anos – nasceu em 05/01/1973 – que estava na condição de bispo auxiliar de Fortaleza, onde foi pároco, vigário geral e diretor de colégio.
Graduado em Filosofia no Seminário Maior de Aracaju, obteve Licenciatura e Licença em Teologia no Ateneu Regina Apostolorum dos Legionários de Cristo, em Roma.
Foi pároco em Aracaju, professor do Seminário Maior, reitor do Seminário Menor e chanceler.
Trabalhou na Itália (vigário na diocese de Albano) e em 2018 foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza.
A diocese de Juazeiro estava vaga desde a transferência de Dom Beto Breis para arcebispo coadjutor de Maceió.

Segundo as regras da Igreja Católica, enquanto houver a vacância, os assuntos da diocese são geridos por um Administrador Apostólico. Em Juazeiro, foi eleito o padre Josemar Mota, de Remanso, que exerceu com eficiência e sabedoria esse mister.
Como se vê, D. Valdemir Vicente tem uma rica trajetória eclesial e certamente usará essa sua experiência em benefício do povo, da diocese de Juazeiro e da Igreja.
As sementes foram bem plantadas pelos redentoristas D. Tomás Guilherme Murphy (1917-1995), D. José Rodrigues de Souza (1926-2012) e os bispos subsequentes D. José Geraldo da Cruz (1941-2022) e Carlos Alberto Breis Pereira (D.Beto).
É nosso dever dar-lhe as boas vindas à querida diocese sanfranciscana.
araujo-costa@uol.com.br