
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.” (Luiz de Camões)
Chorrochó empossou seu prefeito em 01/01/2025.
Trata-se de Dilãn Oliveira, que provém de distinta família e carrega princípios enraizados em caráter irrepreensível e boa educação.
Já escrevi, alhures, sobre as qualidades do pai do atual prefeito Dilãn Oliveira. Dele mantenho boas referências de seriedade e honradez.
Em consequência, vislumbro expecatativas que me fazem acreditar que Dilãn Oliveira será bom prefeito, considerados os possíveis fracassos naturais do caminho de qualquer homem público que devem ser absorvidos e enfrentados de acordo com a quadra do seu tempo.
A esperança é no sentido de que se mudem as vontades de governar das quais Chorrochó tanto precisa.
O presidente Juscelino Kubitscheck em suas memórias Meu caminho para Brasília deixou essa lição lapidar: “Quando o homem público precisa governar, ele não deve procurar recursos nos cofres públicos, mas em sua própria cabeça.”
Daí o sinal de que o bom administrador público deve lidar, sobretudo, com as prioridades exigidas pela população. É o tirocínio, a habilidade para discernir e antever os labirintos e a travessia de sua atuação.
As solenidades de posse e transmissão do cargo trouxeram um quê de esperança, um descortinar de novo tempo em Chorrochó.
O prefeito fez discurso otimista e bem recepcionado pela esperança de todos.
“Vamos juntos acelerar nosso município, continuar os trabalhos em nossa Chorrochó e fazê-la viver um novo tempo. Uma cidade melhor em serviços públicos e com melhores condições para criar os filhos dos chorrochoenses”.
De fato, Chorrochó precisa de um olhar mais aguçado e mais adequado ao desejo de mudança ou, no mínimo, de aperfeiçoamento de decisões.
A lista de secretários e assessores escolhidos pelo prefeito parece espelhar experiência e expectativa de um novo caminho, pelo menos, por enquanto.
Todavia, salvo engano, o ex-prefeito Humberto Gomes Ramos, sustentáculo da eleição e vitória de Dilãn Oliveira faz parte do secretariado e foi agraciado com uma função estratégica.
Isto pode revelar muita coisa.
Continuidade, por exemplo. Ou tão somente acomodação dos tentáculos necessários à ação política de governar.
De qualquer modo, agora é tempo de torcer para o êxito do prefeito Dilãn Oliveira e desejar-lhe sabedoria para delinear os destinos de Chorrochó.
araujo-costa@uol.com.br