“O único patrimônio real do homem é o passado”. (Tristão de Atayde, 1893-1983)
As raízes de Pascoal Almeida Lima continuam fortes no município de Chorrochó, onde exerceu longa e ininterrupta atividade política.

Pascoal Almeida Lima foi prefeito de Chorrochó no período de 31/01/1973 a 01/01/1977, eleito pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e amparado na estrutura político-eleitoral de Dorotheu Pacheco de Menezes.
Político probo e experiente, Pascoal vinha de sucessivos mandatos de vereador que remontavam às primeiras legislaturas do município. Faleceu em 2011 com 85 anos de idade.
Pascoal era casado com D. Renilde Almeida Lima, grande figura humana, que exerceu discreto papel de primeira dama, enquanto ele, homem de temperamento irrequieto, defendia intransigentemente a causa e os valores de sua gente. D. Renilde faleceu em junho de 2016.
O mundo político naquela quadra do tempo, por óbvio, era outro, outras as conjecturas e composições eleitorais, diverso o pensamento dos homens públicos daquela geração.
A partir de janeiro de 2025, a titularidade da Secretaria de Saúde do município de Chorrochó está sob a responsabilidade de Pascoal Almeida Lima Tercius (Tércio de Fafá), político habilidoso e ex-presidente da Câmara Municipal.
Como se vê, acertada escolha do prefeito Dilãn Oliveira, também relativamente jovem, dono de admirável tirocínio administrativo e estilo de governar inovador.
O secretário de Saúde de Chorrochó tem 45 anos completados em novembro último. É filho de Rita de Cássia Nascimento Lima e Pascoal Almeida Lima Filho.
Estudou na Escola Estadual de Barra de Tarrachil até os 8 anos e concluiu o 2º Grau em Petrolina. É bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário CESMAC, de Maceió.
Tércio de Fafá vem brilhando continuamente há alguns anos. Ostenta considerável grandeza na constelação política de Chorrochó, de modo que traz boas expectativas para o município, quer como secretário, quer como reconhecido e inquestionável líder político.
Tercius já havia sido presidente da Edilidade, que exerceu com eficiência e dinamismo, ainda jovem, à época por volta de 34 anos.
O pai também foi líder e vereador atuante, de sorte que Pascoal Tercius teve boa e eficiente escola política, o que lhe dá sustentáculo para sua carreira e lhe credencia para voos seguramente mais altos.
Mais do que a vereança, a presidência da Câmara lhe deu parâmetro para delinear o reconhecimento de sua liderança e a percepção de antever horizontes mais claros para Chorrochó.
Com base política e eleitoral em Barra do Tarrachil, Tércio de Fafá tem se destacado na construção de seu lastro político à semelhança dos líderes de sua famíla que o antecederam.
Embora cedo para avaliar a atuação do secretário de Saúde de Chorrochó, é razoável presumir que ele pode surpreender no exercício de sua atuação nesta área tão carente de atenção e de recursos.
É conhecedor das necessidades prementes do município, mormente quando se trata de assistência à saúde da população e, neste particular, pode trazer novas ideias para a área que comanda.
Dinâmico e sabidamente eficiente, o secretário Tércio de Fafá lastreia-se no saudável patrimônio moral deixado por Pascoal e Fafá.
araujo-costa@uol.com.br