
Ao ser informada de que os camponeses estavam passando necessidade e não mais podiam comer pão, a princesa Maria Antonieta zombou da fome dos franceses: “Que comam brioches”, que eram pães luxuosos, enriquecidos e mais caros.
Os franceses a guilhotinaram durante a Revolução Francesa de 1789-1799.
O episódio faz lembrar a frase dos ministros lulopetisas Rui Costa e Fernando Haddad que conhecem sobejamente a história francesa. Ambos foram claríssimos: “se a laranja está cara, coma outra fruta”.
“O ministro da Casa Civil, Rui Costa, sugeriu que, se uma fruta estiver com preço elevado, o consumidor pode mudar o alimento que vai consumir como forma de driblar a alta do preço do produto. O ministro deu o exemplo da laranja: “Em vez da laranja, comer outra fruta” (O Estado de S.Paulo, 24/01/2025).
Lula da Silva, por sua vez, foi mais enfático, em entrevista a rádios da Bahia:” “Não comprar comida, se estiver cara”.
Lula foi mais além e disse que a população precisa ser educada para saber o que comprar e comer.
Sua Excelência, que não frequenta supermercados e feiras livres, desconhece que todos os alimentos estão caros e não somente as frutas.
Lula e seus ministros fazem um convite à inanição.
Pelo andar da carruagem – ou da insensatez – Lula da Silva, Rui Costa e Fernando Haddad serão guilhotinados pelas urnas nas eleições vindouras.
A guilhotina já passou pelas eleições municipais de 2024 e deu uma aparada na arrogância do lulopetismo, que faz de conta que não foi com ele.
Aliás, o jornalista Valdo Cruz, comentarista da GloboNews, na ânsia de agradar Lula da Silva e aliados, disse que o PT perdeu as eleições em 2024, “mas cresceu”.
O jornalista não explicou em que colégio ele aprendeu essa operação matemática.
Agora a contradição de Lula, em manchete da BandNews:
“Treinamento de cozinheiros de Lula e Janja custa R$ 57 mil ao governo.”
“O governo federal desembolsou R$ 57.468,54 em contratação direta por dispensa de licitação para o treinamento de garçons, copeiros e cozinheiros que trabalham nas residências oficiais da Presidência da República. O cronograma prevê três cursos com o objetivo de capacitar 46 servidores. As informações são do jornalista Tácio Lorran do portal Metrópoles.” (BandNews, 30/09/2024).
“Dentre as técnicas que constam no programa de treinamento estão o preparo de churrasco com carnes nobres (40h), cozinha brasileira (40h) e cozinha clássica (60h). No módulo “Técnicas de Garçons” (36h), os profissionais irão aprender etiqueta profissional e técnicas para serviço a la carte e buffet”, segundo a mesma matéria da BandNews.
Ou seja, enquanto esbanja dinheiro público para treinar 46 servidores de sua cozinha e comer muito bem, Lula orienta a população a não comprar comida.
Está explicado onde foi parar a picanha que Lula prometeu em 2022 e não apareceu: na cozinha dele.
Nobreza no mundo da luz é outra história.
araujo-costa@ ol.com.br