
Há dois esteios que direcionam a contribuição de Ahmad Ali Saifi na sustentação do Islam no Brasil e Amércia Latina.
Em 1978 ele fundou em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a Sociedade Islâmica de Beneficência Abu Baker Assadik, mais conhecida como Mesquita Muçulmana, instituição que se tornou referência para toda a comunidade.
Anos mais tarde, em 1987, fundou o Centro de Divulgação do Islam para a Amércia Latina (CDIAL), ampliando, assim, a divulgação do Islam em toda aquela região do continente americano.
O CDIAL se propõe, dentre outros objetivos, ao trabalho de divulgação e ensino islâmico e da língua árabe e, neste contexto, vem contribuindo para o desenvolvimento social, através de projetos humanitários e ações sociais, apoio a outras mesquitas, orientação religiosa aos muçulmanos e fortalecimento de laços contínuos entre todos eles no continente abrangido.
Há registro que o trabalho de Ahmad Ali Saifi remonta ao ano de 1965 quando, ainda jovem, idealizou a fundação do Movimento de Jovens Muçulmanos em São Paulo. De lá para cá seu trabalho se intensificou sobremaneira em prol do objetivo colimado e exitoso.
Conhecido e bem relacionado em todo o mundo islâmico, Ahmad Ali Saifi constituiu família no Brasil, bem estruturada social e profissionalmente e mantém profícuo relacionamento com brasileiros e pessoas de outras nacionalidades.
Considerado este cenário, Ahmad Ali Saifi contribui, consideravelmente, para a sociedade de São Berrnardo do Campo, quer na condição de cidadão, quer como dirigente de respeitáveis instituições islâmicas.
Entretanto, Ahmad Ali Saifi não abandonou suas raízes libaneses. Vive alternadamente, entre o Brasil e o Líbano, onde mantém estrutura de vida e cultura na região de Sultan Yacoub, no Vale do Bekaa, ao leste da capital Beirute.
araujo-costa@uol.com.br
Post scriptum:
A base deste artigo lastreia-se na História do CDIAL/Portal IslamBR.