Chorrochó: Quando persiste a estrutura moral dos antepassados

Secretário João Eloy de Menezes/Crédito: Secretaria Estadual de Segurança Pública de Sergipe

João Eloy de Menezes está a caminho dos 62 anos.

Nascido em Chorrochó, município do semiárido baiano, radicou-se no estado de Sergipe, sem, contudo, abandonar suas robustas raízes fincadas no município.

Graduado em Direito na Universidade Tiradentes, João Eloy de Menezes estruturou toda sua vida profissional na área da Segurança Pública. Exerceu respeitáveis funções na Polícia Civil de Sergipe, tais sejam: delegado, superintendente e diretor de segurança do Tribunal de Justiça, dentre outras titularidades.

Contudo, aqui não me refiro aos méritos de Sua Excelência, sobejamente conhecidos, mormente na Região Nordeste e, mais do que isto, respeitado nacionalmente em sua área de atuação. 

Ocupo-me tão somente em registrar sua sadia estrutura moral e sua irrepreensibilidade de caráter.

Seu esteio familiar provém de cepa fundamentada em valores sustentados em caráter irrepreensível e no respeito aos valores tradicionais da sociedade sertaneja.   

Um lado da ascendência de João Eloy de Menezes esteia-se em Maria Argentina de Menezes e Eloy Pacheco de Menezes. O outro sustenta-se em Bernardina de Menezes Mattos (Nanzinha) e João de Mattos Cardoso.

A mãe Maria Menezes (Pina) e o pai Francisco Arnóbio de Menezes sustentaram a educação familiar com afinco e respeitabilidade.

Como se vê – e a História do município de Chorrochó registra de maneira indubitável – esses troncos familiares deixaram, para as gerações que se seguiram, exemplos de decência e urbanidade, além da melhor escola de respeito, seriedade e formação de caráter.

É a lição indestrutível dos antepassados que enriqueceu a vida de João Eloy de Menezes.   

Ingressou na Universidade em 1987 e se formou em 1992. No ano seguinte, participou e foi aprovado em concurso para delegado de Polícia Civil de Sergipe.

Assumiu o cargo em abril de 1994, depois de passar pela Academia de Polícia de Belo Horizonte (MG) em curso preparatório para o exercício da função.

Antes João Eloy havia feito estágio no Ministério Público e foi líder estudantil na universidade, onde participou do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Tiradentes.

João Eloy de Menezes é o atual secretário de Segurança Pública do estado de Sergipe, função que já exerceu noutras ocasiões nos governos de Marcelo Déda e Jackson Barreto, além de, antes, haver substituído o secretário de segurança de então no governo de João Alves.

araujo-costa@uol.com.br

Deixe um comentário