
Como acontece há mais de uma década, o site Chorrochoonline, por óbvio, sediado em Chorrochó, louvável iniciativa de Edimar Carvalho, realizou a entrega do Troféu Destaque de 2025 a diversas personalidades da região, mormente do mundo empresarial e político.
O evento, já tradicional, deu-se a 06/12/2025 na Câmara Municipal de Chorrochó.
O vereador Anselmo Filho (PSD) foi agraciado com o retro aludido troféu, o que demonstra a ascensão de sua liderança no distrito de Patamuté e, por extensão, no município de Curaçá como um todo, considerando que a escolha aconteceu por votação e/ou preferência através das redes sociais.
Confesso que, sendo caatingueiro de Patamuté e, portanto, bicho do mato, a rigor, até hoje não sei o que seja, conceitualmente, rede social.
Li nalgum lugar, que o WhatsApp não é considerado rede social, de modo que, para não cometer minhas costumeiras gafes, permito-me somente dizer que a escolha dos agraciados deu-se por intermédio, principalmente, dessa geringonça, que a modernidade inventou e que não se desgruda de todos nós e, tampouco, nós nos desgrudamos dela.
Entretanto, isto pouco ou nada importa, tendo em vista as idiossincrasias, excentricidades e esquisitices do mundo moderno às quais nos adequamos, forçosamente.
Inobstante alguns leitores me chamarem de jurássico, certos deles até com razão, confesso que este humilde filho de Patamuté, lá dos barrancos do Riacho da Várzea, recebi o Troféu Destaque de 2017.
Como eu não tinha méritos em 2017 – e não os tenho até hoje – atribuo minha indicação à generosidade dos que me escolheram.
Na ocasião, fui elegantemente representado pela insigne, distinta e conspícua professora Margareth Gomes Pires, de Chorrochó, que pacientemente, se deu o trabalho de me fazer tão nobre favor, pelo que sou grato até hoje.
O importante é que, em 2025, muitos foram contemplados com a honraria do Chorrochoonline, através da preferência popular e, neste caso, anima-me sobremaneira que o vereador de minha querida Patamuté tenha sido um dos escolhidos.
Honrando minha condição de conservador, como alguns de meus leitores dizem, devo registrar, por oportuno e extrema gratidão, que Ana Mendes Vital Matos, avó do vereador Anselmo Filho, foi minha professora em Patamuté.
Portanto e, em consequência, o rapaz é bem estruturado culturalmente.
Muito do que aprendi devo à professora Ana Mendes Vital Matos e ao seu pai Francisco Ferreira Vital (Chiquinho Vital), honra e glória do lugar, que me ensinou regra de três no balcão de seu famoso e frequentado atelier e no balcão do armazém de seu amigo Antonio Ferreira Dantas Paixão, em Patamuté.
Prolegômenos à parte, deixo parabéns ao vereador Anselmo Filho pelo Troféu Destaque de 2025.
araujo-costa@uol.com.br