
A cúpula petista baiana, à frente o senador Jaques Wagner (PT), ex-governador da Bahia e amigo de Lula da Silva há 40 anos, emplacou o advogado Wellington César Lima e Silva para ministro da Justiça e Segurança Pública na vaga deixada pelo experiente e ínclito Ricardo Lewandowiski, que abandonou o pesado barco lulopetista alegando razões pessoais.
O novo ministro da Justiça e da Segurança Pública foi procurador-geral da Justiça da Bahia no governo de Jaques Wagner. É promotor e já exerceu funções em Brasília, nos governos petistas.
Lula da Silva parece que desistiu de estruturar o Ministério da Segurança Pública, por razões mais políticas do que técnicas, de modo que, por enquanto, tudo continua como antes, até em razão de entraves com alguns governadores, além de um polêmico projeto sobre o assunto segurança pública, em trâmite no Congresso Nacional.
O quiproquó da criação do Ministério da Segurança Pública ficou para destrinchar depois, até que Lula apare as arestas que o incomodam e encontre uma pessoa de perfil compatível com a pasta.
Nesta circunstância e cenário, talvez as composições partidárias e as questões políticas devam ser afastadas e deem lugar às qualidades técnicas do ocupante do cargo.
Os aliados e assessores próximos de Lula da Silva não conseguem vislumbrar o conhecido e experiente profissional nessa área: Dr. João Eloy de Menezes, secretário de Segurança Pública de Sergipe pela 3ª vez.
O Dr. João Eloy é formado em Direito, graduado pela Universidade Tiradentes (Unit), conhece sobejamente o assunto, exerceu todas as funções de importância e destaque na área de segurança no estado e cuida da segurança pública de Sergipe, com reconhecido êxito, desde os tempos do governador petista Marcelo Deda (1960-2013), considerado breve interregno.
Aliás, Marcelo Deda era “grande amigo, compadre e irmão” de Lula da Silva, segundo ele próprio (UOL/Agência Brasil, 02/12/2013).
Dr. João Eloy tem experiência, vocação e estilo próprios e leva a sério a questão da segurança pública. É estudioso do assunto e ostenta know-hou para lidar com intrincados assuntos adstritos à segurança.
Baiano do sertão, nascido no município de Chorrochó em 1963 e conhecido nacionalmente em sua área de atuação, o Dr. João Eloy de Menezes pode ser o nome que Lula da Silva precisa encontrar para ocupar o Ministério da Segurança Pública, ainda em gestação, que decorrerá de provável cisão do Ministério da Justiça.
araujo-costa@uol.com.br