Curaçá se despede da professora Terezinha Conduru

Professora Terezinha Conduru/página facebook

“O mundo é o seu caderno, as páginas em que você faz suas somas” (Richard Bach)

Conheci a professora Terezinha Conduru de Almeida na primeira metade da década de 1970, quando este escrevinhador engatinhava na condição de imaturo aluno do Colégio Municipal Professor Ivo Braga.

Atenciosa, altiva e inteligente, a professora Terezinha dedicou grande parte de sua vida à educação de seguidas gerações, além de exercer por vezes – e simultaneamente – cargos de direção e destaque na área escolar.

Carrego a honra intraduzível de ter sido seu aluno em Curaçá no majestoso Colégio Municipal Professor Ivo Braga.

A professora Terezinha tinha uma maneira peculiar à sua condição de mestra. Em sua nobre missão de ensinar direcionou os passos de algumas gerações nas estradas agrestes da vida e em busca de delineados objetivos.

No seu mister de educar, abriu caminho para o futuro, para além do seu tempo, para a distância, para o desabrochar da esperança.

Orientou pensamentos titubeantes, analisou entusiasmos e lapidou espíritos irrequietos e ainda frágeis, próprios da sede do absoluto da juventude.

Estruturou desejos, poliu ideias e alicerçou muitas construções do conhecimento que se firmaram diante de horizontes então desconhecidos.

Na condição de professora foi sustentáculo de sonhos que se agigantaram em direção à aurora, ao amanhecer, à esperança.

A professora Terezinha se firmou como coluna de brilhantismos e àquela época fazia parte da estrutura educacional do Colégio Ivo Braga ao lado de Dr. Pompílio Possídio Coelho, Dr. Jaime Alves de Carvalho, Excelda Nascimento Santos, Noêmia de Almeida Lima, Maria Auxiliadora Lima Belfort, Dionária Bim, Lenir da Silva Possídio e Herval Francisco Félix.

A professora Terezinha Conduru, que faleceu em 19/03/2023, fez de seu mundo um caderno e preencheu páginas de somas para iluminar o caminho do conhecimento que nós, seus alunos, ainda tentamos seguir, enquanto estamos por aqui.

Valeu, professora! Que Deus a ampare.

Deixo pêsames aos familiares.

araujo-costa@uol.com.br

Uma consideração sobre “Curaçá se despede da professora Terezinha Conduru”

Deixe um comentário